lantanídeos - перевод на русский
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

lantanídeos - перевод на русский

Lantanídios; Lantanídeos; Lantanídio; Lantanóide; Lantanoide; Lantanoides; Lantanóides
  • Lantanídeos

lantanídeos         
{m, pl}
- лантаноиды
metais de terras raras (lantanídeos)      
редкоземельные металлы
metais de terras raras (lantanídeos)      
редкоземельные металлы

Определение

lantanídeos

Википедия

Lantanídeo

Os lantanídeos ou lantanoides (nomenclatura IUPAC) são um grupo de elementos químicos que formam parte do período 6 da tabela periódica. Estes elementos são chamados terras-raras porque se encontram na forma de óxidos e junto com os actinídeos constituem os elementos de transição interna.

O nome procede do elemento químico lantânio, que incluído neste grupo, constitui um total de 15 elementos. Desde o de número atômico 57 (o lantânio) até o de número atômico 71 (lutécio). Embora o lantânio não tenha nenhum elétron ocupando orbital f, os demais 14 elementos seguintes apresentam o orbital 4f parcial ou totalmente ocupado (veja configuração eletrônica).

Estes elementos são quimicamente bastante semelhantes entre si, pois os elétrons situados em orbitais "f" são pouco importantes nas ligações que formam, em comparação com os "p" e "d". Também são bastante parecidos aos lantanídeos os elementos ítrio e escândio por apresentarem um raio atômico similar e, tal qual os lantanídeos, seus estados de oxidação mais importantes são +3. Este é o estado de oxidação mais importante dos lantanídeos, porém também apresentam os estados de oxidação +2 e +4.

A abundância destes elementos na crosta terrestre é relativamente alta, em minerais como, por exemplo, a monazita, onde são encontrado os diferentes lantanídeos e o ítrio.

Na tabela periódica usual, estes elementos estão situados abaixo dos demais, junto com os actinídeos, formando uma tabela mais compacta. Esta convenção é usada apenas por razões práticas e estéticas. Algumas tabelas situam estes elementos entre os blocos s e d, originando uma tabela mais longa (ver acima) também chamada de tabela periódica estendida.

O raio dos lantanídeos vai diminuindo conforme vai aumentando o número atômico, porém não são variações grandes .